mudar de vida: ser saudável e feliz

Alimenta a mente #2: Escuta o teu corpo, da Francisca Guimarães

No post de hoje está de volta a rubrica Alimenta a Mente e no segundo artigo desta rubrica (podem ler o primeiro aqui) vou falar-vos do livro Escuta o teu corpo, da Francisca Guimarães, autora do blog Miss Kale

Sabem aqueles livros dos quais ouvem falar ou lêem alguma coisa e pensam tenho mesmo de ler este livro? Foi exactamente isso que eu pensei assim que vi pela primeira vez o Escuta o teu corpo. Se ouvirem falar do livro já ficam cheios de vontade de o ler, mas acreditem: depois de o terem na mão já não saem de uma livraria sem ele na mão. É lindo! E não é só a capa… por dentro… Todo o design do livro é bonito, as fotografias são lindíssimas. Acho que é daqueles livros que vale MESMO a pena ter na estante (e ler CLARO!)

 

 

Antes de dar a minha opinião (sobre o conteúdo) e deixar-vos alguns dos excertos de que mais gostei, partilho convosco também a contracapa do livro, para terem uma ideia daquilo que o livro promete!

 

 

 

Este livro…

…alerta-nos para algo que até há relativamente pouco tempo eu não fazia. Melhor dizendo, talvez até nem colocasse essa hipótese, uma vez que tal coisa nem me passava pela cabeça. Este livro vai muito além da alimentação e das receitas (que também estão presentes no livro e são indispensáveis sem dúvida). Este livro fala-nos do equilíbrio e alerta-nos para a tamanha importância de cada um de nós dar ouvidos ao seu corpo, aprendendo a interpretar os mais variados sinais que este nos dá. E às vezes são coisas tão simples.

No meu caso, por exemplo, se comer carne de porco (que é MUITO raro) fico cheia de borbulhas, se me dói a cabeça sei que o meu corpo me está a dizer que tenho de parar, porque estou demasiado cansada. Ultimamente apercebi-me que se comer iogurtes depois das 17/18h fico com um desconforto enorme da zona abdominal e com algum inchaço (se comer de manhã não sinto nada disso). Ao longo do último ano aprendi que adoro beber água (e o meu corpo agradece MUITO que eu o faça) e que não é esforço nenhum beber pelo menos 2L de água por dia… O nosso corpo é inteligente, ele sabe o que faz! Se estamos a ter determinada reacção física é porque algo não está bem.

 

No livro, a Francisca começa por falar da sua história e do seu caminho de auto-descoberta. Fala-nos também da harmonia e da desarmonia, mencionando (e explicando muito bem) as principais causas de desarmonia: toxicidade, carência de nutrientes, falta de sono, stress, falta de exercício físico e pensamentos e emoções negativas.

Confesso que dos seis pontos abordados no livro aqueles que mais gostei e sobre os quais fiquei a saber muitas mais coisas foram falta de sono, stress e os pensamentos e emoções negativas (este último, especialmente, ADOREI!).

 

“Isto significa que as emoções negativas, principalmente quando estão presentes por um longo período de tempo, têm a capacidade de aumentar os níveis de gordura no teu corpo.”

 

Na terceira parte do Escuta o teu corpo,fala-se de reconexão, que “passa por compreenderes qual o seu (do teu corpo) verdadeiro propósito, aprenderes a escutá-lo e, acima de tudo, a aceitá-lo e amá-lo tal como é”.

 

“O primeiro passo, em direcção a aceitares e amares o teu corpo é parares de comparar a tua aparência com a das outras mulheres. Tu tens o teu corpo, elas têm o delas. Da mesma maneira que tu tens a tua história e elas a sua. (…) De cada vez que julgas e comparas o teu corpo com outros, tu desconectas-te dele e, de certa maneira, rejeita-lo. Isto não é amor; e sem amor, jamais a verdadeira beleza desabrochará.”

 

“Podes continuar a achar que precisa de perder peso, de ser tonificado, de ter uma pele mais bonita, etc., contudo, a partir do momento em que aceitas o teu corpo como ele é neste momento, a transformação passa a ser motivada de um lugar de amor e paz, não de desamor e guerra com a realidade.”

 

Na quarta e última parte do livro, os 5 pilares para a harmonia, a autora fala-nos de diversos factores que vão contribuir BASTANTE para que consigamos atingir o equilíbrio, entre eles a importância de consumir alimentos naturais e o quão crucial é o facto de dormirmos bem (e por dormir leia-se descansar de verdade!).

 

Toda a gente devia ler este livro. Não é um livro de auto-ajuda que não vem acrescentar nada às nossas vidas. NADA DISSO. É um livro que se pode mesmo revelar transformador e que te pode alertar para coisas importantes e às vezes tão simples e que te passam ao lado.

Se te queres conectar contigo próprio(a), se te queres conhecer, se queres aprender a interpretar todos os sinais que o teu corpo te dá (desde a retenção de líquidos, àquela borbulha que apareceu no pior dia, passando pela enxaqueca…) está na hora de leres este livro maravilhoso (e lindo!)!

 



2 thoughts on “Alimenta a mente #2: Escuta o teu corpo, da Francisca Guimarães”

  • Devo dizer que eu não sou nada da onda deste género de livros. Mas já estive com este na mão e de facto achei-o muito bonito esteticamente e chamou-me a atenção. Depois de ler a tua review fiquei curiosa principalmente com parte em que as nossas emoções podem influenciar o nosso corpo fisicamente. Quem sabe não vou experimentar.

Deixar uma resposta