mudar de vida: ser saudável e feliz

A tua mudança #1: Júlia Ferreira do blog Quantos Infinitos?

 

Hoje tem início no blog uma rubrica onde também tu poderás partilhar a tua mudança.

Esta nova rubrica  tem como principal objectivo mostrar que está ao nosso alcance mudar de estilo de vida, ganhar auto-estima, felicidade, amor-próprio e, acima de tudo, saúde.

 

Não poderíamos começar de melhor forma. Hoje a Júlia Ferreira, do blog Quantos infinitos? partilha a sua mudança, através de um incrível testemunho.

 

 

Sempre tive excesso de peso. Desde bebé, os médicos diziam-me a mim e aos meus pais que eu tinha de perder peso. Mas acho que nunca me dei ao trabalho de tentar mudar porque tinha aprendido a aceitar viver assim. Apesar de sempre ter sido gozada e menosprezada por causa do meu peso, tinha amigos que gostavam de mim, divertia-me o suficiente e sinceramente pensava que não tinha nenhuma limitação. Aprendi a ser feliz assim, apesar de ser um “feliz” muito forçado. Agora sei o quão ignorante fui.

Um dia o meu pai falou-me da dieta Paleo, que ele tinha ouvido falar através de uns amigos. Fiz uma pesquisa intensiva, e foi preciso muita coragem para começar. Mas já tinha 96 kg, quase 100, e pensava “como é que eu deixei que chegasse a este ponto?”. Sempre tive o sonho de perder peso, mas nunca me quis limitar de comer certas coisas que eu adorava.

Comecei então, no dia 20 de maio de 2017, a dieta paleo. É uma dieta um pouco controversa porque não segue o que maior parte dos nutricionistas aconselham. Eliminei todos os hidratos de carbono “maus” (como por exemplo, arroz e massa), leguminosas, leite, açucares refinados, grãos, cereais e óleos vegetais. Com as pesquisas que fiz, descobri que por vezes é preferível (segundo a dieta que eu sigo) comer uma manteiga de vaca do que uma manteiga de óleos vegetais, por exemplo, apesar de antes pensar que o mais saudável seria ao contrário.

Sempre tive vergonha de ir ao ginásio, ou de me exercitar em público no geral, por isso decidi começar a fazer treinos em casa, através de vídeos no YouTube. Quando não me apetecia seguir um treino específico, simplesmente punha música e dançava até não aguentar mais.

 

O segredo é não desistir, pesquisar muito, aprender e adequar a dieta àquilo que o nosso corpo pede.

 

Na primeira semana perdi logo 4 kg, e depois fui perdendo cada vez mais lentamente. No dia do meu aniversário permiti que me afastasse da dieta e acabei por ganhar 1 kg, mas depois recomecei. O segredo é não desistir, pesquisar muito, aprender e adequar a dieta àquilo que o nosso corpo pede.

É difícil seguir esta dieta, porque a alimentação a que estamos habituados possui quase todos os alimentos “proibidos”, mas a minha motivação é imaginar-me daqui a um ano, muito mais saudável e feliz.

Apesar de não me considerar 100% paleo e de às vezes “pecar” um pouco, escrevo este texto no dia 12 de agosto de 2017 e já perdi 11,5 kg. Sinto-me com muito mais energia, menos “molenga” e mais bem-disposta! Já não me canso tanto no dia-a-dia, e vivo a minha vida muito mais satisfeita. Para além disso, a minha autoestima também aumentou imenso. Agora, com 84,5 kg, ainda sou Obesa de Classe I, e quero perder mais 24 kg para chegar ao meu objetivo – ser saudável!

 

 

A Júlia conseguiu resultados fantásticos e, em pouco tempo, recuperou saúde e auto-estima. Tenho a certeza que conseguirá atingir os seus objectivos!

 

Está ou não está de parabéns?

 

Um obrigada gigante à Júlia, autora do blog Quantos infinitos?, por toda a disponibilidade!

 



6 thoughts on “A tua mudança #1: Júlia Ferreira do blog Quantos Infinitos?”

    • Obrigada pelo teu comentário Joana 🙂
      A Júlia é que está de parabéns mesmo! Eu só estou a tentar mostrar aos leitores do blog que é de facto possível mudar se for isso que realmente queremos para nós 🙂
      Beijinhos

        • Acho que há muitas pessoas que querem mudar de estilo de vida (quer isso implique uma perda de peso ou não) e acham que não são capazes, que nunca vão conseguir… Quero mostrar que com as motivações certas e escolhas inteligentes todos conseguimos 🙂

  • Adorei esta rubrica!!
    Gostei imenso de conhecer a história da Júlia e parabéns pela coragem que deve ter tido para partilhar as suas inseguranças! Desejo-lhe tudo de bom. Ótimo trabalho!

    Xoxo,
    Ciela Unlimited| cielaunlimitedblog.wordpress.com

Deixar uma resposta


%d bloggers like this: