mudar de vida: ser saudável e feliz

A tua mudança #3: Ana Nunes do blog Diário de uma Guerreira

Por vezes a vida é uma autêntica correria e ontem não consegui publicar a nova partilha da rubrica A Tua Mudança, mas de hoje já não podia passar!

Esta semana contamos com a partilha da história da Ana Nunes, autora do blog Diário de uma Guerreira. Tal como a Ana diz, a Ana tem psoríase mas isso não a define.

Leiam, fiquem a conhecer a história da mudança da Ana e vejam lá se ela é ou não uma verdadeira guerreira!

 

 

 

 

Olá a todos os leitores do bem me quero espalhados pelo mundo, eu sou a Ana tenho 35 anos e sou a autora do blog O diário de uma Guerreira, uma vida com psoríase. 
Uma vida com o quê? Com Psoríase, uma doença que afeta atualmente 125 milhões de pessoas no mundo, é verdade, muita gente, e mesmo assim os outros milhões de pessoas continuam sem saber em concreto o que é esta doença. 

A psoríase, é uma doença que provoca alterações no funcionamento do sistema imunitário, esta alteração provoca inflamação e um aumento da velocidade da renovação da pele, e é por este motivo que a maioria dos portadores apresentam manchas avermelhadas e com escamas na pele. Normalmente quem tem esta doença tem predisposição para outras doenças, como por exemplo diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras, e é aqui que entra o meu interesse por ter uma vida o mais saudável possível. 

Sempre tive peso a mais, mas nunca foi algo que me incomodasse, no entanto, recentemente, com o início de um novo tratamento, fui alertada para o facto de o meu peso poder ter algum tipo de interferência com os resultados que pudesse vir a ter, e começa aqui a minha caminhada na perda de peso. 

Eu achava que até tinha uma alimentação equilibrada, mas depois de consultar a minha nutricionista e expor que tinha psoríase, a mesma deu-me uma informação que me surpreendeu imenso, existem alimentos que aumentam o processo inflamatório, como é o exemplo dos açucares, carnes vermelhas, álcool, grãos refinados, lacticínios, uma panóplia deles, e aqui a conclusão é mais do que certa, a alimentação tem um impacto enorme na nossa saúde – saliento isto para o caso de alguém ainda ter dúvidas.

Não vou dizer que tem sido fácil perder peso, não acontece num estalar de dedos, e às vezes é frustrante. E é muito mais fácil cair na tentação do ‘’é só hoje’’ ou ‘’estou de férias’’, mas agora imaginem se o nosso corpo tirasse férias? Havia de ser bonito.

Mesmo sendo difícil, agora não passo sem a minha caminhada ao fim do dia, e mesmo quando o cansaço ataca, tento arranjar sempre forças para organizar as minhas refeições para a semana, antes falhava sempre porque como não sabia o que comer, acabava sempre por encomendar, e agora não existem desculpas, lá no trabalho existem aquelas máquinas muito tentadoras, mas lembro-me sempre dos meus lanchinhos, que tenho na minha grande amiga marmita, e assim vou prosseguindo até atingir o meu objetivo. 

Comecei à cinco meses e entre aumento e perda de peso, perdi sete quilos, sei que pode não parecer muito para vocês, mas para mim é motivo de orgulho e força para continuar. 
 

Aproveito, para agradecer o convite e agradecer também pelo conteúdo muito útil do blog bem me quero, que tantas vezes me tem ajudado.

 

 

Eu gosto tanto de ler aquilo que a Ana escreve. Apesar de as directrizes da nossa vida serem diferentes, há tantos pontos em que elas se cruzam. Com a Ana e o Diário de uma Guerreira somos confrontados diversas vezes com o facto de desistir não ser opção. E não é mesmo!

Como a maior parte das pessoas, eu achava que a psoríase se resumia a uma manchas na pele, mas é tão mais do que isso. Adquiri esse conhecimento graças ao Diário de uma Guerreira. Passem pelo blog da Ana, lá têm muita informação disponível e de fácil compreensão.

 

Ana, a ti, muito obrigada por esta partilha tão generosa!!

 



4 thoughts on “A tua mudança #3: Ana Nunes do blog Diário de uma Guerreira”

Deixar uma resposta