mudar de vida: ser saudável e feliz

Como emagreci 25kg: o segredo!

Hoje, no dia em que completo 26 anos, partilho aquele que considero ser o artigo que todos os que são mais curiosos anseiam ler. Como emagreci 25kg e, no fundo, o segredo para que isso acontecesse.

Quando se decide mudar de estilo de vida (falei do dia em que tomei a decisão aqui) não há milagres nem fórmulas mágicas que nos permitam chegar aos nossos objectivos. Tem de partir de nós. Temos de ser nós. Parece que é um grande cliché mas é realmente a verdade. Não adianta serem acompanhados pelo melhor nutricionista do mundo se a atitude não partir de vocês.
De que vos vai adiantar serem seguidos na clínica mais in e pelo nutricionista  X ou Y se depois boicotarem o plano alimentar? De nada, garanto-vos.

Tem de existir um compromisso convosco próprios para que tudo funcione.
Se é fácil? Não, claro que não. No entanto não é impossível.

 

 

 

Qual o segredo?

 

  • Nunca desistir. Mesmo quando sabia que tinha feito tudo como recomendado e a balança mostrava resultados contrários aqueles que eu esperava.
  • Ter paciência. Cada pessoa tem o seu ritmo. Cada corpo é um corpo. Não é por conhecer alguém que perdeu 10kg em dois meses que comigo iria acontecer da mesma forma. Eu sou eu. A outra pessoa é a outra pessoa. Para além disso, acho que é preferível perder peso lentamente e de forma saudável do que de uma forma abrupta. Devagar se vai ao longe, não te esqueças.
  • Determinação. São necessários sacrifícios. Não adianta dizer que é tudo um mar de rosas porque não o é. É realmente necessária bastante força de vontade e determinação, especialmente nos dias em que a fome emocional está bastante presente (expliquei o que é a fome emocional aqui).
  • o haver privações totais. No meu caso o problema maior é o chocolate (e todos os seus derivados, vá). Se eu tivesse deixado de comer chocolate totalmente, tinha-me sentido super frustrada e deprimida. Parece que estou a brincar mas isto é verdade. O chocolate é o meu suposto fruto proibido. Se o retirasse totalmente da minha alimentação passaria também a ser o mais apetecido. Mais vale comer um quadradinho ou dois nas alturas mais críticas do que comer uma tablete de chocolate ou um pacote de bolachas de uma vez só.
  • Variar na alimentação. Digo várias vezes pelo instagram que não consigo viver à base dos grelhados e saladas todos os dias (embora agora no verão seja aquilo que mais apetece). Hoje em dia é tão fácil procurarmos novas receitas. Existem tantas formas diferentes de cozinhar os mesmos alimentos e existem tantas ervas aromáticas, que temos uma infinidade de opções para as nossas refeições.

Não passar fome. Não comer não fazcom que se emagreça de forma saudável. Muito pelo contrário. Ninguém consegue obter bons resultados se andar descontente e, muito menos, se andar com fome. Se isso está a acontecer é porque algo não está correcto e o plano alimentar deve ser alterado.

  • Não stressar. Isto é fundamental. As neuras não levam a lado nenhum. A vida é feita de equilíbrios e cabe-me a mim encontrar aquele que considero ser o meu ponto de equilíbrio. Rejo-me muito pelo pensamento de que se hoje correu mal, amanhã correrá melhor. Na prática, se hoje há um excesso na alimentação e almoço, por exemplo, pizza, ao jantar e no dia seguinte terei de compensar com comida mais leve.

 

Tudo isto, associado a uma alimentação equilibrada (e adaptada às tuas necessidades), prática regular de exercício físico e muita água é, a meu ver, um óptimo caminho para o sucesso!

 

E tu, quais os segredos ou truques que consideras fundamentais no processo de emagrecimento?

 

 

Cátia Ramos



Deixar uma resposta