mudar de vida: ser saudável e feliz

9 razões para utilizares óleo de coco

Parece que o óleo de coco está na moda. É rico em vitaminas (do complexo B, vitamina E e vitamina K) e minerais (ferro, magnésio, potássio, zinco) e tem mil e uma utilizações, quer através da sua ingestão, quer através da utilização externa como cosmético.

Hoje apresento-te 9 das várias utilizações que o óleo de coco tem. Vamos lá?

 

1 – Suporte ao sistema imunitário, graças às suas propriedades anti-bacterianas, anti-fungicas e carga anti-viral.

2 – Saúde cardiovascular. Apesar de o óleo de coco ser uma gordura saturada, não há malefícios para o coração. Há estudos que defendem que a utilização do óleo de coco auxilia na redução de elevados níveis de colesterol.

3 – Suporte da tiróide. Pelo que andei a pesquisar, não há estudos que de facto comprovem que o óleo de coco seja directamente benéfico para o funcionamento da tiróide, mas existem relatos de pessoas que têm hipotiroidismo (como eu!) que dizem existir diminuição dos sintomas, após a toma regular do óleo de coco. Quanto a mim, não sei ao certo se o óleo de coco me atenuou os sintomas, porque alterei vários outras coisas no meu estilo de vida. No entanto, se pensarmos que o óleo de coco faz aumentar a energia e acelera o metabolismo, então vai de facto atenuar pelo menos dois dos sintomas desta doença – cansaço extremo e metabolismo (demasiado) lento! Portanto, não sei se foi do óleo de coco ou por um conjunto de factores, mas já não me sinto cansada ao ponto de querer dormir o dia todo e o metabolismo está mais rápido.

4 – Sistema digestivo. Combate bactérias no sistema digestivo e auxilia a absorção de nutrientes. Na prática, o que isto significa é que ajuda na digestão e na prisão de ventre.

5 – Auxilia na cura de infecções e cicatriza feridas na pele. Pelo que andei a ler, quando aplicado nas feridas, o óleo de coco trava o desenvolvimento de novas infecções e as feridas cicatrizam mais depressa e apresentam uma maior produção de colagénio. Ainda não experimentei, mas tenho de ver se resulta.

6 – Prevenção de estrias. É muito utilizado na Ásia com este efeito. Também ajuda a reduzir significativamente as estrias já existentes.

7 – Cabelo saudável. Ajuda a melhorar a saúde do couro cabeludo e do próprio cabelo (lá que deve ficar hidratado deve!!).

8 – Desmaquilhante. Dizem que passar uma pequena camada, aguardar uns minutos e depois remover com algodão humedecido em água morna é bastante eficaz na remoção de maquilhagem (até daquele rímel super teimoso que nunca quer sair!).

9 – Esfoliante e hidratante. Tão simples quanto isto: óleo de coco e açúcar. Para além de esfoliar, deixa a pele super hidratada. Eu tenho tendência para ter os lábios secos e com aquelas peles irritantes e costumo utilizar e resulta!

 

 

E como é que eu utilizo o óleo de coco todos os dias?

  • Uma colher de café de óleo de coco  no café logo de manhã para me dar energia e acelerar o metabolismo;
  • Para cozinhar. Quando quero saltear legumes ou mesmo para cozinhar carne, utilizo o óleo de coco em vez do azeite;
  • Tempero para saladas.

 

Para quem não gosta de coco mas ainda assim quer beneficiar deste óleo, pode optar por este, que não tem nem cheiro nem sabor. Também utilizo este e gosto!

 

 

ATENÇÃO: lá porque tem estes benefícios todos não vamos começar a comer óleo de coco à colherada ok? Tal como tudo, deve ser consumido com moderação!

 

E tu, já utilizas o óleo de coco? Em quê? Conta-me tudo!

 

 



Deixar uma resposta


%d bloggers like this: